Câncer urotelial de baixo grau do trato superior (UTUC): uma nova alternativa de tratamento não-cirúrgico
setembro 21, 2021
O câncer urotelial de baixo grau do trato superior (UTUC} é o nono câncer mais comum em todo o mundo. Uma doença rara, agressiva e difícil de tratar. Atinge o revestimento dos rins e está associada a altas taxas de recorrência e morte. É a oitava neoplasia mais letal em homens nos EUA com uma incidência anual estimada de 2 por 100.000 habitantes nos países ocidentais.
Porquê esse câncer é considerado de “baixo grau”?
Este tipo de câncer é menos agressivo e evolui lentamente. No entanto, como acontece com todos os cânceres, se não for tratado a tempo e devidamente, pode causar sérios problemas de saúde, entre eles um dano permanente nos rins.
As atuais abordagens de tratamento para UTUC de baixo grau e que implicam a retirada do rim afetado, são:
– Minor cirurgia, incluindo ressecção endoscópica / gerenciamento.
– Conservador, observa se o tumor retorna após a remoção por meio de uma pequena cirurgia ou biópsia.
– Nefroureterectomia radical (RNU), uma cirurgia radical que remove todo o rim e o ureter.
Jelmyto: o 1º tratamento não cirúrgico para a doença.
Foi aprovado pela FDA (U.S. Food & Drug Administration) e já está disponível no mercado americano o Jelmyto®, primeiro e único tratamento não-cirúrgico contra o câncer urotelial de baixo grau (LG-UTUC).1
Com o novo tratamento a intervenção cirúrgica pode ser evitada e o paciente tem a sua qualidade de vida preservada.
Eficácia comprovada em pacientes adultos.
O medicamento Jelmyto® está sendo usado para tratar pacientes adultos. Num estudo realizado com pessoas que receberam o tratamento Jelmyto®, em 58% dos casos os tumores desapareceram logo no início do tratamento e a maioria dos pacientes continuava sem tumores nos 12 meses seguintes.
Como o Jelmyto® funciona.
Jelmyto® é uma combinação de quimioterapia (mitomicina) e uma tecnologia inovadora que faz com que o líquido introduzido no organismo se transforme em um gel à temperatura corporal.
O principal conceito terapêutico é a quimio-ablação e preservação do rim (ablação é a remoção de uma parte do corpo ou a destruição de sua função, aqui em referência ao tumor).
Ao contrário da quimioterapia tradicional, que atinge todo o corpo, o Jelmyto® é aplicado somente na zona afetada pelos tumores, onde fica de 4 a 6 horas, matando as células cancerígenas.
Uma vez por semana, durante 6 semanas.
A administração do Jelmyto® é feita por meio de um cateter, uma vez por semana durante 6 semanas. Pode ser feita no consultório médico, em um ambulatório ou no hospital, porém sem necessidade de internação. Em geral, o paciente é liberado no mesmo dia.
Conte com a Masters para acesso a tratamentos ainda não disponíveis no Brasil.
No Brasil e em outros países da América do Sul, são garantidos pela constituição os tratamentos e medicamentos prescritos no exterior, caso não estejam disponíveis localmente. A Masters tem parcerias com as mais importantes farmacêuticas americanas e do mundo e presta assessoria total na importação, armazenamento, liberação e entrega final ao paciente.
Referências:
1 – UroGen Pharma. The first and only FDA-approved treatment for low-grade upper tract urothelial cancer (LG-UTUC). Disponível em: https://www.jelmyto.com/ Acesso em setembro de 2021.